terça-feira, 16 de junho de 2009

Dicas automáticas para falar inglês


Pensando em ajudar os leitores deste site a falar e ler textos em inglês com mais facilidade, resolvi adicionar uma ferramenta de auxílio, lembrando a pronúncia das palavras em inglês nos textos deste site. Essa ferramenta servirá como guia para a falar inglês e ajudará a descobrir como pronunciar palavras desconhecidas.

O objetivo desse recurso não é substituir a escrita inglesa ou mostrar a forma correta de falar as palavras em inglês, mas sim ajudar na leitura das frases, nos fazendo lembrar a pronúncia mais correta das palavras do idioma americano. Peço a compreensão de todos se houver alguma falha ou indicação de pronúncia incorreta. Este não é um sistema 100% perfeito e podem ocorrer problemas na transcrição.

No exemplo abaixo, passe o mouse sobre a frase para ver o guia de pronúncia e a tradução. Normalmente o guia será apresentado numa caixa amarela contendo a forma de falar em inglês| a tradução para português, respectivamente.

Hello! How are you?

Fine, thank you. And you?

Como este sistema ajuda a falar inglês
Pelo fato de possuir muitos sons mudos, vogais longas e outros sons que não existem na língua portuguesa, falar uma palavra em inglês pode ser um pouco complicado para estudantes de nível básico. Por causa disso, esse sistema foi desenvolvido para ajudar pessoas que tiveram pouco ou nenhum contato com a língua inglesa. Além disso, ele pode ajudar nos seguintes pontos:

Vogais longas e curtas

Ele ajuda a perceber as vogais longas e curtas da língua inglesa. Por exemplo, as palavras fit e feet são pronunciadas como fit e fiit. Em muitos casos esse sistema ajudará a reconhecê-las e pronunciá-las mais corretamente.

Diferenças na pronúncia de palavras parecidas

Algumas palavras da língua inglesa possuem ligeiras diferenças de pronúncias. Esse sistema ajudará a entender melhor essas diferenças. No caso de life e live vai ser fácil falar, pois sua transcrição fonética será laife e live.

Aprender sons que não existem em português

No inglês, existem sons que não existem na língua portuguesa. Esse é o caso do W na palavra way. Nestas situações, o sistema ajudará a encontrar a pronúncia de sons inexistentes em nosso idioma. Assim way será pronunciado como uei.

Uma mesma vogal com vários sons

A língua inglesa também é rica em variação de sons, principalmente quando se trata de vogais. Dependendo da posição na palavra ou na frase, uma mesma vogal pode ser pronunciada de formas diferentes.

Por exemplo, not, so, e do. Elas são pronunciadas respectivamente como noti, sou e du. Note como a vogal o pode ser pronunciada como o, ou e u.

Últimas considerações

Existem outras coisas a se considerar no uso desse sistema de transcrição fonética. Esses são os casos do h, r, j, th e g em inglês.

Falar o h em inglês
No caso do h, que tem o som aspirado e parecido com o rr de carro em português, ele aparecerá como h na transcrição fonética. E nos casos em que ele for mudo, o h será retirado do sistema que ajuda a falar inglês. No caso das palavras, house e honor, a trascrição fonética delas será hause e onar.

Falar o j em inglês
O j na língua inglesa é falado como uma espécie de dj. E será transcrito da mesma forma. No caso de palavras como june e jungle, a trasncrição será djune e djangol.

Falar o th em inglês

Falar o th em inglês foi uma das minhas primeiras dificuldades. Com o tempo percebi que ele pode ter o som mudo como um S falado com a ponta da língua entre os dentes ou mais aberto como um d. Em casos como esse, o ajudante para falar inglês irá representar estes sons com th e dh. Sendo assim, a palavra month será transcrita como manth e those como dhouse.

Falar o g em inglês

O som do g, em inglês, possui uma característica bem interessante. Em muitas palavras ele é mudo. Isso geralmente ocorre quanto do g é precedido pela consoante n. Nesses casos o g será transcrito como (g). Podemos usar como exemplo as palavras making, meikin(g), e wasington, uóchin(g)ton.

Falar o r em inglês
O r, em inglês, possui o som parecido com o r de caro, só que pronunciado com a língua enrolada. É bem parecido com a forma que os alguns paulistas pronunciam carne e porta. No sistema deste site, que ajuda a falar inglês, essa particularidade não receberá indicação nenhuma. Então, procure guardar isso em sua mente. Certo?

Conclusão

Em nenhum momento esse sistema deseja ser perfeito e substituir áudios de conversação em inglês. A única função dele é lembrar a forma de falar as palavras em inglês. Por isso, podem ser encontrados erros de transcrição fonética e qualquer sugestão será muito bem-vinda.

Vale notar que a melhor forma de aprender a falar inglês corretamente, é ouvindo nativos americanos ou ingleses. Isso pode ser conseguido facilmente com o Youtube e outros sites de compartilhamento de áudio e vídeo na internet, como o LingQ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário