quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Pronomes demonstrativos em inglês

Os pronomes demonstrativos em inglês, também conhecidos somente pelo nome de demonstrativos, são palavras que usamos para nos referir as pessoas, coisas ou objetos. Dependendo do lugar onde se encontram, usamos palavras específicas para cada situação.

Ao contrário da língua portuguesa, que possui nove palavras com esta finalidade (esse, essa, este, esta, isso, isto, aquele, aquela e aquilo), a língua inglesa possui apenas quatro (this, these, that e those).

Os pronomes demonstrativos em inglês no singular
this é a forma no singular equivalente a isso, isto, este, esta, esse e essa. Essa palavra normalmente é usada para se referir a tudo que estiver próximo de quem está falando.

Em exemplo prático, imagine que existe uma bola verde perto de você. Daí você vai falar para um amigo próximo que a bola é verde. Então você deveria dizer: "this ball is green”.

that é o singular equivalente a aquilo, aquele, aquela. Ao contrátrio de this, that é usada para se referir à tudo que estiver distante de quem está falando e ouvindo.

Vamos para outro exemplo prático. Imagine agora que você e seu amigo estão numa fazenda. No alto de uma montanha, longe do lugar onde vocês estão, tem um carro vermelho. Então você resolve dizer para o seu amigo qual a cor daquele carro. A frase mais lógica seria: "That car is red”.

Os pronomes demonstrativos em inglês no plural
O plural de this é these. Isso quer dizer que these poderá ser traduzido como estes, estas, esses e essas. Seguindo a mesma lógica do item anterior, já é possível entender que, assim como this, these também é usado para tudo que estiver próximo de quem está falando.

Vamos usar o mesmo exemplo das bolas verdes, mas em vez de uma, dessa vez imagine que existem dez bolas verdes perto de você. Agora você não vai dizer "this ball is green”, mas sim "these balls are greeen”.

O plural de that é those, e da mesmo modo que sua forma no singular, those é usado quando é necessário se referir à tudo que estiver longe de quem está falando. Dessa forma, those pode ser traduzido como aqueles ou aquelas.

Imagine agora que existem bolas azuis bem longe de você. Se você for dizer para alguém que aquelas bolas são azuis, você deveria dizer "Those balls are blue”.

Os pronomes demonstrativos em inglês e o fator emocional
Quando eu falo que os demonstrativos em inglês são usados para todas as coisas, isso quer dizer que eles podem ser usados para se referir a objetos concretos e emocionais. Observe os exemplos abaixo:

This is a very nice surprise!

That is nothing to do with me.

Quando usar os pronomes demonstrativos em inglês

Os pronomes demonstrativos em inglês podem ser usados em quatro situações bem específicas, mas muito comuns no nosso dia-a-dia.

1- Sinta-se livre para usar demonstrativos em inglês antes dos substantivos.

This car is mine.
That television is your.

2- Um demonstrativo pode ser usado antes da palavra "one” com objetivo de formar expressões. Nestes casos, a palavra "one” geralmente não possui tradução.

This car looks cleaner than that one.

Este carro é mais limpo do que aquele.

3- Um demonstrativo em inglês pode ser usado antes de substantivos acompanhados de adjetivos.

This lovely girl still beautiful.

4- Os demonstrativos em inglês, podem ser usados sozinhos quando os substantivo ao qual se referem já está explícito no contexto.

this is your house?
this is not, that one.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário