segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Smart.fm – Aprenda inglês de graça na internet


O smart.fm é um site dedicado à comunidades de estudantes de idiomas, apesar de possuir ferramentas para vários idiomas, ele também fornece conteúdo útil para quem deseja aprender inglês de graça na internet.

Penso que o smart.fm pode ser útil para aprender inglês por trabalhar algumas áreas importantes do estudo de idiomas, como a pronúncia correta de palavras, leitura de textos, audição, ouvindo e lembrando o significado das palavras, e de certa forma a ortografia de palavras.

iKnow - Aprenda inglês usando cartões com áudio online
O iKnow é uma das ferramentas do smart.fm que é muito usada para aprender inglês criando FlashCards com palavras ou frases. Outra forma de usar os FlashCards no iKnow é copiar listas de palavras/frases de outros usuários para aprender. Eu sempre recomendo que procurem aprender frases, e não palavras. Em frases é mais fácil compreender o uso de certas palavras em determinadas situações.

O lado bom de usar os FlashCards no iKnow, é que eles possuem áudio, assim você não aprende somente pela escrita, mas pela pronúncia e leitura das palavras também. Além disso, existem FlashCards baseados em frases de livros. Dessa forma você pode acabar encontrando listas de frases pertencentes ao seu livro de estudo preferido.

Outro ponto interessante de aprender inglês online no iKnow, é o fato de poder criar seus próprios cartões. Você poderá criar novos cartões com suas próprias palavras e gravando seus próprios áudios.

Dictation - Aprenda inglês com ditado de palavras
O ditado de palavras, ou dictation, é uma outra ferramenta do smart.fm para ajudar estudantes a aprender inglês online. Nela, vemos uma frase incompleta e ouvimos uma gravação falar a frase completa. Em seguida, temos que escrever a palavra que está faltando dentro de um tempo limite.

BrainSpeed - Aprenda inglês testando sua mente
No smart.fm, você pode testar sua velocidade de compreensão da língua inglesa usando o BrainSpeed. Quanto mais respostas certas você der, o sistema ficará mais rápido, dando um tempo limite menor para as respostas. Por outro lado, para cada resposta errada, o seu tempo limite para dar uma resposta certa irá aumentar.

Acompanhe seu progresso e faça novos amigos
O smart.fm também possui ferramentas para acompanhar o seu progresso nos estudos, apresentando as palavras que você já aprendeu e os resultados nos testes do ditado de palavras e BrainSpeed.

Além disso, como o smart.fm funciona de forma semelhante a uma comunidade de pessoas interessadas em aprender inglês online, você pode rastrear e acompanhar o progresso de seus amigos, ajudando e sendo ajudado.

Conclusão
Apesar de ainda não utilizar muito, a primeira impressão que o smart.fm deixou foi muito boa. Aparenta ser uma ótima ferramenta para aprender inglês de graça na internet.

Só não aconselho o smart.fm para pessoas que ainda não possuem um certo nível de inglês. Isso porque o a interface do smart.fm é totalmente em inglês.

Clique aqui para acessar e conhecer o smart.fm.

2 comentários:

  1. ola! vc sabe me informar se o iknow so funciona no jp x ingles? o dictation eu deu pra usar corretamente mas o iKnow achei meio estranho.

    abraço!

    ResponderExcluir
  2. O iKnow também funciona com Inglês x Inglês, mas não funciona muito bem com português x inglês não. Ele é muito bom para pessoas que já possuem uma certa base de língua inglesa.

    ResponderExcluir