quarta-feira, 29 de julho de 2009

Google - Dicionário de inglês que fala


Eu sempre usei dicionários de inglês eletrônicos ou onlines, mas nunca tinha parado para conhecer o funcionamento do dicionário de inglês do Google. A Google sempre surpreende em tudo o que faz, e com o dicionário de inglês, não foi diferente.

Apesar de algumas falhas, elas não tiram o brilho e a utilidade de funções muito úteis, como a pronúncia de palavras em áudio, traduções separadas por classe gramatical, lista de expressões e lista de definições na Web.

Dicionário de inglês que fala
O dicionário de inglês do google possui um recurso de fala, onde podemos procurar palavras em inglês e depois ouvir a pronúncia delas. Dessa forma, fica mais fácil aprender novas palavras enquanto pesquisamos o significado no dicionário de inglês.

Para ouvir a pronúncia, você só precisar ter caixas de som no computador ou um fone de ouvido simples. Depois basta pesquisar por uma palavra desejada e clicar no botão com formato de caixa de som, ao lado da palavra em inglês e em negrito. O áudio é bem nítido e de muito boa qualidade.

Traduções separadas por classe gramatical
Quando pesquisamos por uma palavra em inglês, o dicionário de inglês do Google exibe uma lista de significados em português separados por sua classe gramatical. Assim, sabemos que uma palavra em inglês pode corresponder à um substantivo, adjetivo, verbo ou qualquer outra classe gramatical na língua portuguesa.

Lista de expressões comuns ou Frases relacionadas
Ao tentar descobrir o significado de uma palavra, o dicionário de inglês do Google exibe uma lista de pequenas frases ou expressões onde é comum encontrar a palavra pesquisada.

Apesar de útil, não achei este recurso tão bom assim. Acredito que se existissem frases maiores e mais completas, o aprendizado com elas seria ainda melhor. Eu utilizo muito este recurso em outros dicionários com idiomas diferentes.

O ideal para mim, seria algo como o www.jisho.org. Um dicionário japonês-inglês que uso para aprender japonês. O recurso de frases dele é um dos melhores que eu conheço.

Lista de definições na Web
Esse foi outro recurso que eu também adorei. Além da tradução e lista de expressões, o dicionário de inglês do Google também exibe uma lista de outros sites com assunto relacionado à palavra pesquisada.

Dependendo da palavra que você estiver pesquisando, ele pode exibir páginas da Wikipédia e outros sites, ampliando o nosso conhecimento sobre aquela determinada palavra.

Apesar de ser muito útil, o dicionário de inglês do Google deixou um pouco a desejar neste recurso também. Muitas das páginas que eu verifiquei estavam fora do ar e apresentavam a mensagem "Page not found". Mas apesar disso, esse recurso ainda é muito bom.

Clique aqui para visitar o dicionário de inglês do Google.

Um comentário: