quarta-feira, 29 de julho de 2009

Google - Dicionário de inglês que fala


Eu sempre usei dicionários de inglês eletrônicos ou onlines, mas nunca tinha parado para conhecer o funcionamento do dicionário de inglês do Google. A Google sempre surpreende em tudo o que faz, e com o dicionário de inglês, não foi diferente.

Apesar de algumas falhas, elas não tiram o brilho e a utilidade de funções muito úteis, como a pronúncia de palavras em áudio, traduções separadas por classe gramatical, lista de expressões e lista de definições na Web.

Dicionário de inglês que fala
O dicionário de inglês do google possui um recurso de fala, onde podemos procurar palavras em inglês e depois ouvir a pronúncia delas. Dessa forma, fica mais fácil aprender novas palavras enquanto pesquisamos o significado no dicionário de inglês.

Para ouvir a pronúncia, você só precisar ter caixas de som no computador ou um fone de ouvido simples. Depois basta pesquisar por uma palavra desejada e clicar no botão com formato de caixa de som, ao lado da palavra em inglês e em negrito. O áudio é bem nítido e de muito boa qualidade.

Traduções separadas por classe gramatical
Quando pesquisamos por uma palavra em inglês, o dicionário de inglês do Google exibe uma lista de significados em português separados por sua classe gramatical. Assim, sabemos que uma palavra em inglês pode corresponder à um substantivo, adjetivo, verbo ou qualquer outra classe gramatical na língua portuguesa.

Lista de expressões comuns ou Frases relacionadas
Ao tentar descobrir o significado de uma palavra, o dicionário de inglês do Google exibe uma lista de pequenas frases ou expressões onde é comum encontrar a palavra pesquisada.

Apesar de útil, não achei este recurso tão bom assim. Acredito que se existissem frases maiores e mais completas, o aprendizado com elas seria ainda melhor. Eu utilizo muito este recurso em outros dicionários com idiomas diferentes.

O ideal para mim, seria algo como o www.jisho.org. Um dicionário japonês-inglês que uso para aprender japonês. O recurso de frases dele é um dos melhores que eu conheço.

Lista de definições na Web
Esse foi outro recurso que eu também adorei. Além da tradução e lista de expressões, o dicionário de inglês do Google também exibe uma lista de outros sites com assunto relacionado à palavra pesquisada.

Dependendo da palavra que você estiver pesquisando, ele pode exibir páginas da Wikipédia e outros sites, ampliando o nosso conhecimento sobre aquela determinada palavra.

Apesar de ser muito útil, o dicionário de inglês do Google deixou um pouco a desejar neste recurso também. Muitas das páginas que eu verifiquei estavam fora do ar e apresentavam a mensagem "Page not found". Mas apesar disso, esse recurso ainda é muito bom.

Clique aqui para visitar o dicionário de inglês do Google.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

O artigo indefinido em inglês

O artigo indefinido em inglês é representado por duas palavras conhecidas como a e an. Essas duas palavras geralmente são usadas antes dos substantivos e podem ser traduzidas como um, uma, uns, umas.

Enquanto o artigo definido the especifica, os artigos indefinidos em inglês generalizam o substantivo, passando uma idéia bem diferente do que vimos no artigo anterior.

The house
A house

Como podemos observar, a e an são invariáveis e não mudam de forma mesmo quando o substantivo se encontra no plural ou no singular. Por isso, você sempre vai encontrar os artigos indefinidos em inglês da mesma forma em todas as frases.

Quando usar a ou an?

Descobrir quando usar os artigos indefinidos em inglês é muito mais fácil do que parece. Existem apenas quatro regras, sendo duas delas regras básicas e as outras duas são exceções. Veja só:
Use “a" antes de substantivos iniciados por consoante

Normalmente usa-se o artigo indefinido a antes de qualquer substantivo cuja primeira letra seja uma consoante.

A bank
A cat
A dog
A bear

Use “an" antes de substantives iniciados por vogal

Já o artigo indefinido inglês an, pode ser usado antes de qualquer palavra cuja primeira letra seja uma vogal.

An apple
An orange
An egg

Sobre as exceções

Quando se trata de artigos indefinidos em inglês, existem duas exceções às regras descritas acima. Na primeira delas, precisamos prestar atenção ao uso da vogal “u".

Quando o som da vogal “u" for próxima ao “u" puro, geralmente usa-se o artigo indefinido an, mas quando o som for mesclado como “iu" ou próximo de uma consoante, normalmente usa-se a.

A university
An umbrella
A union

Na segunda exceção dos artigos indefinidos em inglês, precisamos tomar cuidado com o uso da letra h. Como em inglês, essa letra pode ter o som mudo ou aspirado como o nosso rr de carro, o uso de a e na pode variar de acordo com estas mudanças de som.

Quando o som do h em inglês for mudo, deve-se usar o artigo indefinido an, uma vez que o som inicial do substantivo se aproximará de uma vogal. Por outro lado, quando o som da letra h não for muda e for próxima ao nosso rr, deve-se usar o artigo indefinido a.

A horse
An honour

Note que as duas últimas regras não são exatamente exceções, uma vez que a diferença de uso entre os artigos indefinidos em inglês depende da pronúncia, e não da forma como as palavras são escritas em inglês.
Exemplos em frases simples

I’m a teacher
I’m an engineer

segunda-feira, 13 de julho de 2009

O artigo definido em inglês

Os artigos definidos em inglês são representados por uma única palavra the, que pode ser traduzida como o, a, os e as.

Como você pode já ter começado a imaginar, the apresenta uma única forma de escrita, tanto para o singular quanto para o plural.

The bank

The banks

Usando o artigo definido em inglês
O artigo definido possui algumas poucas regras de uso, mas que necessitam de bastante atenção, uma vez que podem confundir e tornar a sua utilização inadequada.

Use artigo definido antes dos substantivos
Geralmente usa-se o artigo definido antes dos substantivos no singular ou no plural, principalmente quando queremos expressar um sentido único ou específico.

The conflict between men and woman.

The United States.

Use artigo definido antes de formas superlativas
Recomendamos o uso do artigo definido antes de superlativos ou expressões como the first, the last, the only e etc.

He is the most aggressive person that I know

Quando não usar artigo definido em inglês
Da mesma forma que existem regras de uso para o artigo definido em inglês, também existem algumas regras para saber quando não devemos usar o artigo definido.

Não use artigo definido antes de substantivos genéricos
Quando for usar um substantivo genérico ou generalizado, seja ele no singular ou no plural, não deve-se usar o artigo definido em inglês.

Honey is good for your family

Não use artigo definido em inglês antes de nomes próprios
Um outro uso de artigo definido não recomendado é o uso deles antes de nomes de pessoas ou países (nomes próprios), estejam eles no singular ou no plural.

Pedro is a good friend.

Não use artigo definido antes de termos possessivos
Quando usar pronomes ou adjetivos possessivos em inglês, nunca use o artigo definido antes deles.

Carla is a friend of our boss.

A pronúncia correta dos artigos definidos
A pronúncia do artigo definido the pode variar de acordo com o substantivo que o acompanha. Assim, para saber falar corretamente, precisamos ficar atento a estas duas dicas.

Artigo definido em inglês antes de consoantes
Quando o artigo definido aparece antes de substantivos que iniciados com consoantes, sua pronúncia se assemelha ao som da sílaba “dê" em português.

The bank

The unit

Artigo definido em inglês antes de vogais
Quando o artigo definido em inglês aparece antes de substantivos iniciados com vogais, sua pronúncia muda para o som semelhante à sílaba “di" em português.

The orange

The engineer

Os créditos da imagem pertencem a Canada Pequin.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Ocupações e profissões em inglês

Aqui vai mais um artigo baseado em perguntas comuns de conversas no dia-a-dia. Dessa vez, fiquei inspirado com a pergunta What do you do?.

Perguntando e respondendo as profissões em inglês
O mais interessante disso tudo é que existem duas formas de perguntar a profissão de alguém. Você pode usar a frase What do you do? ou What is your job?. Ambas as frases são usadas com a mesma finalidade: Perguntar a profissão de alguém em inglês.

Para responder estas perguntas, precisamos usar os artigos a e an juntamente com o nome de uma profissão em inglês.

Por exemplo, se eu sou professor e alguém pergunta a minha profissão. A resposta seria: I am a doctor..

Uma outra forma de dizer a sua profissão em inglês é usar a frase I work a + local de profissão. Dessa forma, é só dizer o local onde você trabalha para dizer a sua profissão em inglês. Veja só o exemplo de algumas respostas.

What is your job?

I work in an office.

I work in a shop.

I work in a bank.

Lista de profissões em inglês
Para melhorar o nosso vocabulário em inglês, selecionei uma lista de profissões comuns para estudarmos e aprendermos um pouco mais. Leia as profissões abaixo e tente praticar, perguntando e respondendo para você mesmo o nome das várias profissões abaixo.

Lawyer - advogado(a)

Businesswoman - empresária, mulher de negócios

Businessman - empresário, homem de negócios

Air Hostess - aeromoça

Stewardess - comissária de Bordo

Steward - comissário de Bordo

Chef - Chefe de Cozinha ou Especialista em Culinária

Engineer - Engenheiro(a)

Pilot - piloto

Doctor e Physician - médico(a)

Receptionist - Recepcionista

Secretary - Secretária

Teacher - professor(a)

Nurse - Enfermeiro(a)

Waiter e Waitress - garçom e garçonete

Salesman e Saleswoman - vendedor e vendedora

artificer - artesão

dentist - dentista

Os cráditos da imagem pertencem à jennifer buehrer.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Países e nacionalidades em inglês

Países e nacionalidades em inglêsNo artigo de hoje, falaremos um pouco sobre os países e nacionalidades em inglês. Além de se algo muito simples, esta é uma parte muito importante de qualquer curso de inglês, principalmente se você deseja conhecer um pouco mais sobre outras pessoas ou falar mais sobre você.

Um lado bom da gramática inglesa é que os adjetivos são invariáveis. Isso significa que eles terão sempre a mesma escrita e pronúncia nas frases, possibilitando o uso de uma mesma palavra o masculino, feminino, singular e plural.

Os nomes de países em inglês
Os nomes de países em inglês são substantivos que informam a origem das pessoas. Geralmente são usados para responder a perguntas como Where are you from?.

Abaixo segue uma lista de nomes de países em inglês:

England – Inglaterra

America – América

USA – Estados Unidos da América

United States of America – América

Spain – Espanha

France – França

Germany – Alemanha

Japan – Japão

Brazil – Brasil

Portugal – Portugal

As nacionalidades em inglês

Em vez de responder usando os nomes de países, também podemos usar a nacionalidade para responder a pergunta Where are you from?. Observe a lista de nacionalidades abaixo:

English – Inglês

American – Americano

Spanish – Espanhol

Franch – França

German – Alemão

Japanese – Japonês

Brazilian – Brasileiro

Portugese – Português

Juntando os países e nacionalidades em inglês

Vamos tentar mostrar uma parte prática do conteúdo acima, mostrando os dois tipos de resposta para a pergunta Where are you from?.

Abaixo, segue um curto diálogo entre duas pessoas, onde elas perguntam a nacionalidade delas.

Bill: Where are you from?

Michael: I’m (contração de I am) from Brazil.

Michael: Where are you from, Bill?

Bill: I’m Japanese.

Espero que estejam gostando.
See you later!

Os créditos da imagem pertencem à jcolman.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Os nomes de pessoas em inglês

meu nome em inglêsExistem muitos aspectos interessantes quando se trata de nomes em inglês. Dentre eles o costume de diferenciar o nome do sobrenome, dar mais importância ao sobrenome. Hoje abordarei um temo muito básico da língua inglesa, mas que todos devem conhecer muito bem.

A questão do nome e sobrenome em inglês
Uma coisa que acho muito interessante na língua inglesa é a distinção e importância dada ao sobrenome. Em inglês o primeiro nome de uma pessoa é chamado de First name e o sobrenome é chamado de Family name.

Geralmente, em documentos oficiais, e até alguns cadastros na internet, o Family name aparece antes do First name. Seguindo o exemplo sobrenome, nome.

Perguntando e dizendo seu nome em inglês
Essa é uma parte muito comum e muito fácil do aprendizado da língua japonesa. Para perguntar o nome de alguém em inglês, basta usar a frase what is your name?.

Para a pergunta acima, sempre vai existir o padrão de frase My name is + [seu primeiro nome].

Observe o exemplo abaixo.

Peter: what is your name?

Bill: My name is Bill.

Aprendendo as formas contraídas

Apesar de serem comuns, as frases acima não são muito usadas nas conversas em inglês. Quando se trata do idioma falado, é muito comum usar as formas contraídas dos pronomes.

Neste caso, o pequeno diálogo acima ficaria assim:

Peter: what’s your name?

Bill: My name’s Bill.

Outras formas de perguntar o nome em inglês

Outras formas muito comuns de perguntar o nome de alguém em inglês, é perguntando o primeiro nome e o sobrenome. Neste caso usa-se a frase what’s your first name/family name?.

Supondo que você fosse perguntar o primeiro nome e sobrenome de uma pessoa que se chama Bill Walker, você deveria seguir o exemplo abaixo:

Você: what’s your first name?

Bill: My name’s Bill.

Você: what’s your family name?

Bill: My family name’s Walker.

Aprendendo inglês no youtube

Abaixo segue um pequeno vídeo que ajuda a memorizar a pronunciar o vocabulário básico que aprendemos hoje. É uma musica bem interessante. Espero que gostem.




Os créditos da imagem pertencem a Wonder Mike

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Usando muito e pouco em inglês

Muito e pouco em inglêsUma das coisas que pode confundir o estudante de inglês é o uso correto das palavras muito e pouco na língua inglesa. O mais interessante é que cada uma dessas palavras podem ser expressas de duas formas diferentes em inglês.

Por serem idéias referentes a quantidades, a diferença entre much, many, few e little está no fato de poder ou não contar os substantivos de uma frase. Pensando assim, podemos dividir elas em duas classes.

Muito e pouco para quantidades incontáveis
Para esses casos, nós vamos usar Much e Little, que expressão idéias de quantidades que não podemos contar, como líquidos, comida, trabalho, sentimentos e etc. Além disso, é bom saber que existem algumas regras para o uso dessas palavras. Veja só:

1. Much e Little são geralmente usadas antes dos substantivos. Esses substantivos geralmente não possuem uma forma no plural, como information, love, coffee...
2. Much pode ser usado ates de adjetivos e advérbios em formas comparativas.
3.Tanto Much quanto Little podem ser usadas no modelo de expressão much of the + substantivo e little of the + substantivo.

Alguns exemplos

All you need is a little patience.

Much of the work hasn't been completed.

Muito e pouco para quantidades contáveis
Do outro lado da moeda estão Many e Few, que são usados para quantidades que podem ser contadas. Assim como as palavras que aprendemos no item anterior, Many e Few também possuem regras de uso em inglês, e estas regras devem ser seguidas.

1.Many e Few devem ser usadas antes dos substantivos. Esses substantivos geralmente possuem uma forma no plural, como dog, men, apples...
2.Many e Few podem ser usadas no modelo de expressão many of + pronome de objeto e Few of + pronome de objeto.

Alguns exemplos

Rafael knows few children at school.

The news was sad for many of them.

Por hoje é só pessoal!
See you later!

Os créditos da imagem pertencem à anarchosyn.