segunda-feira, 11 de maio de 2009

A melhor forma de aprender inglês

O espelho mágico por Rickydavid
Outro dia, alguns amigos me perguntaram uma coisa bem interessante. Qual a melhor forma ou técnica para aprender inglês? Bem, eu uso muitas técnicas diferentes tentando sair da rotina e me motivar sempre, mas nenhuma delas se compara ao conhecimento de si mesmo.

Na minha opinião, todas elas são ótimas e todas são péssimas. Como assim? Vou tentar explicar melhor.

Já faz muito tempo que estudo inglês, a maior parte de meu aprendizado foi sozinho, como uma espécie de autodidata. Com o tempo de estudo, descobri muitas formas diferentes de aprender inglês, percebi que algumas técnicas eram boas e que algumas eram melhores que outras.

Também descobri que cada técnica dá um resultado diferente, e o resultado da mesma técnica varia de pessoa para pessoa. Assim, eu posso aprender centenas de palavras e regras gramaticais de uma forma, enquanto outra pessoa, utilizando o mesmo método, pode acabar se decepcionando.

Daí, a melhor técnica para aprender inglês é se conhecer. Descobrir seu próprio ritmo de estudo, o que funciona e o que não funciona para você, descobrir o que lhe motiva e o que faz você ficar cansado mesmo com pouco tempo de estudo.

Se não conseguimos aprender inglês, isso pode acontecer por muitos motivos. Nem sempre é culpa da metodologia, técnica, do professor ou da escola de inglês onde você estuda. Algumas vezes, nós mesmos somos os culpados.

Já vi pessoas dizerem que não conseguem aprender inglês e se satisfazem com a resposta. Não aprendem porque acreditam que não conseguem, e ainda criam uma barreira para o aprendizado.

Antes ou depois de estudar, pense um pouco nos resultados que estão sendo obtidos. Experimente coisas novas, como cantar uma música em inglês tentando descobrir palavras conhecidas, assista filmes e seriados com a mesma finalidade, tente ler livros ou simplesmente olhar um site em inglês procurando palavras conhecidas ou tentando entender algumas frases. Não precisa ser nada complicado, só precisa ser diferente.

Com o tempo, descobrimos um mundo de possibilidades e nos redescobrimos dentro do aprendizado de línguas. Lembre-se que nem todos aprendem inglês da mesma forma, e que sempre é possível aprender sobre como aprender inglês.

Créditos da imagem de Rickydavid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário